Sabe-se o feto passa por uma série de transformações durante a vida intrauterina para que, quando nascer, possa se adaptar perfeitamente ao ambiente. Dentre elas temos a maturação pulmonar fetal, que é uma das mais importantes para a sobrevivência humana.
A maturação pulmonar fetal é composta por diversas fases que duram em média desde o 5º mês de gestação, até o primeiro ano da infância. Durante este período, é recomendada a aplicação de medicamentos à base de corticoides para acelerar este processo.
Os corticoides irão promover a síntese de substâncias surfactantes (lipoproteínas que vão impedir que o pulmão “murche” quando entrar em contato com o ar atmosférico, diminuindo a tensão superficial da água presente no alvéolo). Assim, pode-se dizer que eles são muito utilizados em casos de gravidez de risco ou múltipla, onde o feto pode vir a ter um nascimento prematuro. Esta prática é de extrema importância para a sociedade pois, com ela, as taxas de óbito neonatal, disfunções respiratórias como SDR (Síndrome do desconforto respiratório) dentre outras, diminuíram, tornando-a comum para prevenção dos mesmos.
Fonte:
SILVA, Ana Carolina P.; LEÃO, Paulo Roberto D.; Corticosteróides na aceleração da maturidade fetal: evidências atuais. CUIABÁ, Junho 2007.
ROBERTS D; DALZIEL S.; Antenatal corticosteroids for accelerating fetal lung maturation for women at risk of preterm birth. Disponível em <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16856047>; Acesso em 08 nov. 2015.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM; Maturação Pulmonar Fetal; Disponível em <http://enfermagemsaudavel.blogspot.com.br/2011/05/maturacao-pulmonar-fetal.html. Acesso em 08 nov. 2015.
FAVERO, Tatiana Pfiffer; O uso antenatal de corticoide em prematuros e o risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Disponível em <http://www.medicinanet.com.br/conteudos/artigos/5205/o_uso_antenatal_de_corticoide_em_prematuros_e_o_risco_de_atraso_no_desenvolvimento_neuropsicomotor.htm>; Acesso em 08 nov. 2015.
Dr. BATISTA, Emerson; Maturação Pulmonar Fetal e Corticostetóides; Disponível em<http://gravidezesaudedamulher.com/2015/05/26/maturacao-pulmonar-fetal-e-corticostetoides/>; Acesso em 08 nov. 2015.