Edvard Munch-1893
Muitas vezes nos deparamos com pesquisas e notícias relatando que o stress faz mal à saúde, por isso primeiramente vamos esclarecer. O que é o stress?
O stress é um momento em que organismo se depara com uma situação que requer mais esforço, atenção e concentração.
Por exemplo, quando um pessoa é questionada, ela entrará em stress para se concentrar e assim responder as perguntas, isso seria um stress bom que mantém o cérebro ativo e possibilita que individuo tenha mais concentração. O que faz o stress ser ruim, é quando este se prolonga por mais tempo que o necessário.
O Stress provoca um aumento na produção de cortisol, este quando presente na corrente sanguínea, aumenta a pressão e consequentemente, faz com que o fígado aumente o metabolismo da glicose. Quando o indivíduo retorna a situação de repouso, o cortisol volta a ser liberado em concentrações normais.
Quando uma pessoa passa por situações de stress com muita frequência, o hormônio continua aumentado no organismo causando:
Insônia,
Depressão,
Obesidade,
Fibromialgia,
Fadiga crônica,
Aumento do risco de enfartes,
AVC,
Trombose,
Imunidade baixa,
Isto causa uma diminuição drástica das reservas energéticas contidas nos tecidos principalmente os musculares. Um exemplo são hiperglicemias juntamente ao aumento da resistência à insulina pelos tecidos. O cortisol aumenta a biossíntese de gorduras e inibe sua eliminação, aumenta a degradação de proteína, e isso leva ao aumenta da perda de massa magra, aumenta os níveis de gordura no sangue e assim ganho de peso.
Fonte:
GUYTON, Arthur C., HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica. 10ª Rio de Janeiro: Guanabara. 2002.
ttp://www.webartigos.com/articles/17781/1/Estresse-Como-Causa-da-Obesidade/pagina1.html#ixzz0vIQMpKBK