top of page

Tipos de Corticoides


A glândula adrenal tem capacidade de sintetizar três tipos de corticoides, os Glicocorticoides, mineralocorticoides e os andrógenos. Cada um, por serem localizados em locais distintos do córtex adrenal, possui uma síntese diferenciada (conforme descrito no seguinte post (<http://tarjapretacorticoi.wix.com/tarjapretacorticoid#!S%C3%ADntese-de-Corticoides/cmbz/56325a730cf201d72f23ddff>) o que leva às diferentes funções desempenhadas.


Glicocorticoides:



Grupo composto por hormônios esteróis como cortisol, cortisona e corticosterona, sendo o cortisol o mais importante para o organismo.

Sintetizados naturalmente na Zona Fasciculada, os glicocorticoides irão ter uma importantíssima participação no funcionamento das células do organismo animal, sendo na maioria das vezes utilizados como anti-inflamatório (pelo sua capacidade de inibição da resposta inflamatória), anti-histamínicos e imunossupressores.

Em situações de estresse (como exemplificado na imagem), por exemplo, o organismo irá promover a liberação de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) no organismo, que irá estimular o aumento na produção dos corticoides e irá sintetizar um maior número de glicose, aumentando o metabolismo de biomoléculas como lipídios, carboidratos e proteínas, assim, consequentemente, o organismo irá dispor de uma maior fonte de energia para enfrentar tal situação.

Mineralocorticoides:

Os mineralocorticoides são aqueles que irão regular os níveis de eletrólitos, mais especificamente sódio e potássio, no organismo sendo a Aldosterona o principal.

Produzidos na Zona Glomerulosa adrenal, estes hormônios, quando presentes na corrente sanguínea, irão gerar um aumento na reabsorção de Sódio e na excreção de Potássio no rim (demonstrado na imagem). Entretanto, a falta do mesmo, gera um desequilíbrio na concentração dos eletrólitos (concentração de Potássio continua alta e concentração de Sódio diminui), levando muitas vezes à problemas musculares, cardíacos entre outros.


Hormônios Sexuais:

Produzidos pela Zona Reticulada adrenal, os hormônios sexuais desempenham um importante papel nas características físicas do indivíduo. São eles os Andrógenos e Estrógenos.

Sabe-se que os ovários, testículos e glândula adrenal provêm de um mesmo tecido na fase embrionária logo, os hormônios sexuais serão produzidos em todos eles. Um maior nível de andrógeno irá gerar o desenvolvimento de um indivíduo masculino, devido ao fato de que ele irá desencadear a manutenção, crescimento e manutenção dos órgãos sexuais do mesmo. O mesmo ocorre com o Estrógeno contudo, este, irá desencadear o desenvolvimento de características femininas como a distribuição de gordura em locais específicos do corpo, o crescimento das mamas, a preparação do endométrio para a chegada de um embrião e, caso isto não ocorra, ele irá influenciar também na menstruação.

Fonte:


BOGNIOTTI, Lucas A. C. Função dos mineralocorticoides e a atuação da aldosterona na regulagem dos íons NA+ e K+t. Disponível em <https://corticoides.wordpress.com/2012/05/14/funcao-dos-mineralocorticoides-e-a-atuacao-da-aldosterona-na-regulagem-dos-ions-na-e-kt/>. Acesso 04 nov. 2015.


DUARTE, Edson Luiz T. Aldosterona - Representante dos Mineralocorticoides. Disponível em < http://corticoidesetireoide12010.blogspot.com.br/2010/07/aldosterona-representante-dos.html>. Acesso 04 nov. 2015.


ARAUJO, Maria do Carmo dos Santos; MONTEIRO, Greice Ane; ANTONOW, Danielle Rotilli. GLICOCORTICOIDES: UMA META-ANÁLISE. Santa Maria, 2007.


ABC.MED.BR, 2012. Conhecendo melhor os corticoides. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/296585/conhecendo+melhor+os+corticoides.htm>. Acesso 04 nov. 2015.


DAMIANI, Durval; SETIAN, Nuvarte; DICHTCHEKENIAN, Vaê. Corticosteróides-Conceitos básicos e aplicações clínicas. São Paulo, 1984.



POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page