As glândulas suprarrenais estão localizadas sobre os rins (uma de cada lado) ,são constituídas por dois tecidos embrionários diferentes ,que originam duas partes da glândula ,que são:
O córtex suprarrenal e a medula suprarrenal.
A medula suprarrenal Produz dois hormônios principais : a adrenalina e a noradrenalina, esses dois hormônios são produzidos a partir de modificações bioquímicas no aminoácido tirosina.Estudos afirmam que quando a medula é estimulada pelo sistema nervoso simpático, as células cromafins(células neuroendócrinas encontradas na medula da glândula adrenal) secretam 80% de adrenalina e 20% de noradrenalina, diretamente na corrente sanguínea.
O que esses hormônios causam quando liberados ?
A função mais conhecida da Adrenalina ,é quando ela é liberada em situações de estresse em que o corpo passa por um aumento da frequência cardíaca, vasodilatação periférica, broncodilatação,entre outros.
Porém ,queridos leitores , a adrenalina está presente nas mais diversas vias metabólicas essências ,como por exemplo ,no metabolismo do glicogênio,degradação de triacilgligeróis no tecido adiposo,fosforilação de proteínas no fígado,ou na liberação de outros hormônios ,como a insulina, o glucagon,gastrina ,etc.
A Noradrenalina é liberada independente da liberação da adrenalina,suas ações estão relacionadas ao aumento de influxo celular de cálcio e manter a pressão sanguínea em níveis normais. Ela também é liberada quando vocês ,queridos leitores, estão apaixonados , algumas pesquisas relatam que no começo das relações ,principalmente nos três primeiros anos, ocorre a liberação de noradrenalina e é isso que gera a sensação de bem estar quando estamos apaixonados.
Sendo a noradrenalina que libera a excitação, se o casal não encontra-se feliz na relação, esse hormônio provocara o excesso de ansiedade e tristeza, ou seja,a noradrenalina decresce e por isso que essas relações alteram a bioquímica do organismo e consequentemente a qualidade de vida.
Portanto ,leitores,cuidado com as paixões ,elas ocasionam mudanças bioquímicas em vocês.
O Córtex suprarrenal-é produzido os hormônios esteróis que derivam do colesterol e são conhecidos como:
-Glicocorticóides
-Mineralocorticóides.
Estes, serão detalhados na próxima postagem, porém já adiantamos que o cortisol e a aldesterona são os mais importantes glicocorticóides e mineralocorticóide, respectivamente.
O Cortisol tem efeitos no metabolismo da glicose, reduz inflamações, contribui com o sistema imune e mantém a pressão arterial constante.
Bioquímica no dia-a-dia
Caríssimos , nós aqui do Tarja Preta, encontramos um levantamento feito pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association),muito intessante, que envolve o estresse do nosso cotidiano, como por exemplo no trabalho ou no trânsito com o nível de cortisol no sangue.
Aqui está um trecho da pesquisa “O aumento deste tipo de hormônio pode gerar o Mal de Alzheimer e outras doenças. Seu aumento também eleva os níveis de açúcar no sangue, ocasionando a perda de massa óssea e levando à osteoporose, aparecimento de alergias, infecções e doenças degenerativas”, O cortisol alto pode originar sinais e sintomas, como dificuldade de aprendizagem, lapsos da memória, menstruação irregular, diminuição da libido etc."
Outro trecho que é importante salientar é os sintomas da fadiga relacionada com os altos níveis de cortisol,que vocês podem se identificar com alguns:
"Casos mais graves de fadiga apresentam sintomas facilmente perceptíveis. “Aquela pessoa que tem dificuldade em acordar pela manhã. A própria fadiga matinal (quando a pessoa só se sente disposta após as 10 da manhã), o cansaço após as 21 horas, porém há resistência em dormir. Pessoas que têm o melhor período do sono entre 7 e 9 da manhã ou aqueles que produzem melhor à noite ou de madrugada. Estas características, geralmente, são de pacientes com fadiga crônica”, explicou a médica."
Quem quiser conferir todo o levantamento na íntegra,o link estará nas referências ,por fim acabamos ,até a próxima postagem :)
FONTE:
WWW.ACRITICA.UOL.COM.BR-Sete em cada dez pessoas sofrem de fadiga e estresse Disponível em <http://acritica.uol.com.br/vida/Manaus-Amazonas-Amazonia-pessoas-sofrem-fadiga-estresse_0_1417058302.html> Acesso em: 03.Nov.2015.